Controladora do iFood compra plataforma Decolar por US$ 1,7 bilhão
A empresa holandesa Prosus anunciou acordo para comprar a agência de viagens online Despegar, controladora da Decolar Brasil. Em Nova York, os papéis da Despegar disparam cerca de 31%. Logo da Decolar. Divulgação/ Decolar A empresa holandesa de investimentos em tecnologia Prosus, que é dona de marcas como iFood, Kovi e OLX Brasil, anunciou nesta segunda-feira (23) um acordo para comprar a agência de viagens online Despegar, controladora da Decolar Brasil, por US$ 1,7 bilhão (aproximadamente R$ 10,5 bilhões). O valor equivale a US$ 19,50 (R$120,14) por ação, um prêmio de 33% sobre o preço de fechamento em 20 de dezembro e a previsão é que seja concluída no segundo trimestre de 2025. Em Nova York, os papéis da Despegar disparam cerca de 31%. "A Despegar é uma empresa altamente lucrativa, com uma posição de mercado atrativa e uma equipe de gestão experiente – tornando-a uma adição natural à nossa presença na América Latina", afirmou o presidente-executivo da Prosus, Fabricio Bloisi, em comunicado sobre o acordo. "Aceleraremos o crescimento da Despegar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente em nosso portfólio, juntamente com nossa expertise operacional e recursos avançados de inteligência artificial", acrescentou. A transação proposta foi aprovada pelo conselho de diretores da Despegar, que recomendou que os acionistas da Despegar votassem a favor da transação proposta após a recomendação unânime de um comitê de transações. A Despegar opera em mais de 19 mercados latino-americanos, atendendo clientes por meio de uma plataforma direta ao consumidor, mas também de uma área que oferece soluções de marca branca a parceiros como bancos, companhias aéreas e varejistas. Segundo o presidente da Despegar, Damián Scokin, o acordo representa um passo "significativo" para a empresa conseguir expandir seus serviços na América Latina. "Essa transação nos permitirá contar com a extensa rede de empresas e o sólido balanço patrimonial da Prosus, acelerando nossas estratégias de crescimento e inovação", disse o executivo em nota oficial. "Nossos clientes se beneficiarão com o acesso a mais serviços, experiências aprimoradas, maiores benefícios de fidelidade e soluções mais abrangentes, adaptadas às suas necessidades. Juntos, estamos preparando o terreno para uma nova era de viagens marcadas por maior conectividade, inovação e valor", completou Scokin. Fundada na Argentina em 1999, a companhia usa a marca Decolar no Brasil, seu maior mercado. Em 2023, registrou um total de US$ 5,3 bilhões (R$ 32,7 bilhões) em reservas brutas e US$ 706 milhões (R$ 4,4 bilhões) em receita. O resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de US$ 116 milhões (R$ 714,7 milhões). A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação dos acionistas da Despegar e o recebimento das aprovações regulatórias necessárias. Presidente da Despegar, Damián Scokin. Divulgação/ Decolar ‘Chocobus’, bonecos de tecido e outros: como empreendedores faturam com turismo em Gramado
A empresa holandesa Prosus anunciou acordo para comprar a agência de viagens online Despegar, controladora da Decolar Brasil. Em Nova York, os papéis da Despegar disparam cerca de 31%. Logo da Decolar. Divulgação/ Decolar A empresa holandesa de investimentos em tecnologia Prosus, que é dona de marcas como iFood, Kovi e OLX Brasil, anunciou nesta segunda-feira (23) um acordo para comprar a agência de viagens online Despegar, controladora da Decolar Brasil, por US$ 1,7 bilhão (aproximadamente R$ 10,5 bilhões). O valor equivale a US$ 19,50 (R$120,14) por ação, um prêmio de 33% sobre o preço de fechamento em 20 de dezembro e a previsão é que seja concluída no segundo trimestre de 2025. Em Nova York, os papéis da Despegar disparam cerca de 31%. "A Despegar é uma empresa altamente lucrativa, com uma posição de mercado atrativa e uma equipe de gestão experiente – tornando-a uma adição natural à nossa presença na América Latina", afirmou o presidente-executivo da Prosus, Fabricio Bloisi, em comunicado sobre o acordo. "Aceleraremos o crescimento da Despegar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente em nosso portfólio, juntamente com nossa expertise operacional e recursos avançados de inteligência artificial", acrescentou. A transação proposta foi aprovada pelo conselho de diretores da Despegar, que recomendou que os acionistas da Despegar votassem a favor da transação proposta após a recomendação unânime de um comitê de transações. A Despegar opera em mais de 19 mercados latino-americanos, atendendo clientes por meio de uma plataforma direta ao consumidor, mas também de uma área que oferece soluções de marca branca a parceiros como bancos, companhias aéreas e varejistas. Segundo o presidente da Despegar, Damián Scokin, o acordo representa um passo "significativo" para a empresa conseguir expandir seus serviços na América Latina. "Essa transação nos permitirá contar com a extensa rede de empresas e o sólido balanço patrimonial da Prosus, acelerando nossas estratégias de crescimento e inovação", disse o executivo em nota oficial. "Nossos clientes se beneficiarão com o acesso a mais serviços, experiências aprimoradas, maiores benefícios de fidelidade e soluções mais abrangentes, adaptadas às suas necessidades. Juntos, estamos preparando o terreno para uma nova era de viagens marcadas por maior conectividade, inovação e valor", completou Scokin. Fundada na Argentina em 1999, a companhia usa a marca Decolar no Brasil, seu maior mercado. Em 2023, registrou um total de US$ 5,3 bilhões (R$ 32,7 bilhões) em reservas brutas e US$ 706 milhões (R$ 4,4 bilhões) em receita. O resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de US$ 116 milhões (R$ 714,7 milhões). A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação dos acionistas da Despegar e o recebimento das aprovações regulatórias necessárias. Presidente da Despegar, Damián Scokin. Divulgação/ Decolar ‘Chocobus’, bonecos de tecido e outros: como empreendedores faturam com turismo em Gramado